Sinopse: “Importa construir sociedades que façam sentido para quem nelas vive. Contra a maré, fazer-se ao mar.” Felwine Sarr
CONTRA A MARÉ é uma curta metragem de documentário que acompanha o quotidiano de pessoas que nasceram, vivem e sonham na Guiné-Bissau. Pela Guiné-Bissau. Um sonho ora de esperança, ora adiado e que carrega nele o seu pesado passado histórico colonial, mas que resiste ao destino traçado pelo Ocidente, quebrando a ideia de ser um país eternamente adiado.
28 novembro
2 horas
19h00 - 21h00
Gratuito
Inês VenturaMário Cruz
Oeiras, 1984. Formada em Psicologia Aplicada, área Clínica e tendo-se especializado, mais tarde, na Gestão de Recursos Humanos. Depois de treze anos enquanto profissional de RH, deixou a vida de corporativa para trás para passar a dedicar-se exclusivamente à fotografia.
Através de fotografia e de filme procura trabalhar questões sociais e psicológicas. Interessa-se em compreender de que forma é que estes meios podem ser uma ferramenta de ligação e de compreensão entre pessoas e relações sociais, e de que forma é que podem ter um lugar de voz em questões políticas. Temas como identidade, género e identidade de género têm sido abordadas em projectos como ATLETA, QUEENS e Disse Fêmea.
O seu trabalho já foi exposto nos Maus Hábitos, Porto (2023) e na XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (2024). Recebeu apoio do Programa de Apoio a Projectos da DGARTES – Artes Visuais 2023 para produzir o seu primeiro livro de fotografia, KINGS & QUEENS.
Realizou a sua primeira curta-metragem documental na Guiné-Bissau, intitulada CONTRA A MARÉ (2024). Frequentou o Master em Fotografia Artística no IPCI (Instituto de Produção Cultural e Imagem), a Masterclass Narrativa 2022/2023 e actualmente frequenta o Mestrado de Antropologia, especialização em Culturas Visuais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2024/2026).
Mário Cruz (Lisboa, 1987) é um fotógrafo, editor e curador independente, que se dedica a temas sobre injustiça social e direitos humanos.
Estudou fotojornalismo no CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Foi, de 2006 a 2022, fotojornalista da Agência Lusa, em Portugal, sendo o seu trabalho também difundido pela EPA – European Pressphoto Agency.
É autor de três livros: Talibes – Modern Day Slaves(2016), sobre a escravatura em falsas escolas corânicas do Senegal; Living Among What’s Left Behind (2019), um retrato das comunidades que vivem nas margens do Rio Pasig, considerado biologicamente morto, nas Filipinas; e ROOF (2024) um trabalho realizado ao longo de uma década sobre a crise da habitação em Lisboa, revelando a vida dos portugueses que sobrevivem em locais abandonadas na capital portuguesa. Com estes trabalhos venceu dois prémios World Press Photo (2016 e 2019), um Picture Of The Year (2016), dois Magnum Awards (2015 e 2016) e foi distinguido com o prémio de melhor exposição de fotografia da Sociedade Portuguesa de Autores (2020) por Living Among What’s Left Behind, uma mostra que esteve patente em várias cidades portuguesas e internacionais.
O seu trabalho foi publicado no The New York Times, Newsweek, Washington Post, CNN, El País, entre outras publicações. É fundador e diretor da NARRATIVA, em Lisboa, um espaço cultural que tem como fim divulgar e valorizar a fotografia como forma de expressão e comunicação através da promoção de ações de estudo, criação e formação dedicadas a diferentes áreas de intervenção fotográfica. É através da NARRATIVA que, desde 2018, ministra a Masterclass NARRATIVA, uma iniciativa que reúne autores todos os anos com o objetivo de desenvolver projetos fotográficos. Em cinco edições, os trabalhos desenvolvidos receberam mais de quinze distinções nacionais e internacionais.
É um Fujifilm X-Photographer, baseado em Lisboa, Portugal.
Sim, a exibição do documentário “CONTRA A MARÉ” é gratuita, mas é necessária inscrição prévia para garantir a sua participação.
Sim, o número de participantes pode ser limitado. Recomenda-se que se inscreva o quanto antes para assegurar o seu lugar.
Sim, após a exibição do documentário, haverá uma conversa com a realizadora Inês Ventura e o fotógrafo Mário Cruz, onde poderão partilhar as suas experiências e responder a perguntas do público.
A Academia Fujifilm será um espaço dedicado à formação de fotografia, onde serão disponibilizados cursos para iniciantes e/ou fotógrafos experientes, workshops, conversas e passeios fotográficos.
Quer seja um profissional experiente ou esteja apenas a começar a sua jornada fotográfica, este será um local para os fotógrafos libertarem todo o seu potencial artístico, explorarem novas técnicas num ambiente inclusivo e acessível e aperfeiçoarem as suas habilidades com o apoio de formadores especializados na área, inteiramente disponíveis para compartilhar o seu know-how e ajudar os alunos a alcançar as suas ambições criativas.
Service Center Fujifilm – Rua 28 de Janeiro nº 350
Candal Park , Fracção X-06
4400-676 Vila Nova de Gaia
Termos e Condições
Política de Privacidade
© 2024 Academia Fujifilm