07h30 – 09h46
O ponto de encontro será na Estação de Santa Apolónia. Nesse local, serão entregues os bilhetes de comboio, dando-se ínicio à viagem com destino a Tomar. Durente o percurso, os participantes receberão equipamentos da série X da Fujifilm, que estarão disponíveis para teste ao longo de toda a experiência. Este será o primeiro momento de uma jornada repleta de oportunidades para explorar as funcionalidades e capacidades das nossas câmaras, enquanto se desfruta das paisagens deslumbrantes do Ribatejo.
09h46 – 13h30
À chegada a Tomar, os participantes embarcarão num Photowalk com guia. O trajeto proporcionará momentos incriveis pelos principais monumentos de Tomar, permitindo capturar imagens das paisagens, cenarios e monumentos de carácter único da cidade. Este será um momento ideal para explorar a versatilidade dos equipamentos Fujifilm e refinar o olhar fotográfico.
13h30 – 14h45
Durante esta pausa para o almoço, no Restaurante Bela Vista, os participantes poderão desfrutar de uma experiência gastronómica tradicional e de um ambiente agradável junto à ponte velha do rio Nabão. Este será o momento ideal para recarregar energias, partilhar impressões e apreciar os sabores típicos do Ribatejo.
14h45 – 18h11
A tarde será dedicada a uma visita guiada ao Convento de Cristo, um dos mais emblemáticos monumentos de Portugal, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Os participantes terão a oportunidade de fotografar o Castelo Templário de Tomar e a Charola templária, os Claustros quatrocentistas, a Igreja Manuelina e o Convento Renascentista da Ordem de Cristo, observando elementos tipicamente românicos, góticos, manuelinos, renascentistas, maneiristas e do chamado estilo chão. A visita culminará com o Aqueduto do Convento de Cristo, também denominado por Aqueduto de Pegões.
18h11 – 20h20
O programa será encerrado com o regresso de comboio para a Estação de Santa Apolónia, em Lisboa. Durante o trajeto, haverá a recolha dos equipamentos Fujifilm disponibilizados e um momento para esclarecer quaisquer dúvidas, assim como partilhar reflexões e impressões sobre a experiência. Este encerramento permitirá consolidar um dia verdadeiramente memorável na região do Ribatejo, enriquecido pela descoberta e criatividade.
Mário Brandão é fotógrafo por paixão desde os 12 anos. Estudou fotografia em Bruxelas enquanto trabalhava como fotógrafo assistente e tornou-se profissional em 1991, especializando-se em fotografia comercial. Em 1999 aceitou o desafio de gerir uma loja Fnac Service por cinco anos e, em 2006, abriu uma loja de fotografia para decoração de interiores. Em 2010, fixou-se no Porto, onde centralizou a sua atividade, realizando trabalhos para empresas e particulares em diversas áreas. Para ele, a fotografia é mais do que uma profissão: é a sua forma de se expressar e ver o mundo.
A Academia Fujifilm será um espaço dedicado à formação de fotografia, onde serão disponibilizados cursos para iniciantes e/ou fotógrafos experientes, workshops, conversas e passeios fotográficos.
Quer seja um profissional experiente ou esteja apenas a começar a sua jornada fotográfica, este será um local para os fotógrafos libertarem todo o seu potencial artístico, explorarem novas técnicas num ambiente inclusivo e acessível e aperfeiçoarem as suas habilidades com o apoio de formadores especializados na área, inteiramente disponíveis para compartilhar o seu know-how e ajudar os alunos a alcançar as suas ambições criativas.








