Com as práticas fotográficas correntes, acessíveis na criação e divulgação, a questão cultural e, sobretudo, pessoal da imagem fotográfica deve assumir um papel mais relevante e uma maior intencionalidade. Estes conceitos teóricos, sempre sustentados por exercícios práticos, devem ser enquadrados pela curiosidade e pela descoberta em cada ato fotográfico.
Neste workshop, pretende-se desenvolver a capacidade de análise teórica de imagens e a criação de fotografias com base nos fundamentos da composição fotográfica.
Elementos e Princípios Composicionais
Gestão do Espaço Composicional
Planos
Dotar os alunos de um poder crítico sobre as imagens fotográficas, promovendo o desenvolvimento prático de composições mais personalizadas e intencionais.
Fomentar a cultura fotográfica na perceção interdisciplinar e nómada deste conceito.
Este workshop é destinado a fotógrafos que procuram aprimorar suas habilidades de composição e desenvolver uma abordagem mais crítica e intencional à imagem fotográfica. Não é necessário um nível específico de experiência.
Apenas é necessário levar equipamento fotográfico na sessão prática do dia 22 de Fevereiro, que será ao ar livre.
Sim, a aula do dia 22 de fevereiro terá uma sessão prática ao ar livre.
Sim, teremos equipamentos Fujifilm disponíveis para touch & try.
Luís Barbosa, nascido em 1975 no Porto, é formador no IPF (Instituto Português de Fotografia), onde realizou o seu curso de 2002 a 2004. Tem trabalhado como freelancer, documentando festivais e atividades culturais na cidade do Porto e no norte de Portugal, como Futureplaces, Nomadic, Manobras no Porto, Festival do Norte, Rota do Românico e ICBAS.
O seu trabalho foi exibido em várias exposições individuais e coletivas na Eslováquia, Lituânia e em Portugal. Publicou em diversas revistas, incluindo Orion Magazine, WIP Magazine e Aorta Magazine. Em 2018, foi distinguido pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) com o prémio de Fotografia, pelo projeto “Portuguese Prison Photo Project”, que foi exposto no Centro Português de Fotografia, no Porto, em 2017.
A Academia Fujifilm será um espaço dedicado à formação de fotografia, onde serão disponibilizados cursos para iniciantes e/ou fotógrafos experientes, workshops, conversas e passeios fotográficos.
Quer seja um profissional experiente ou esteja apenas a começar a sua jornada fotográfica, este será um local para os fotógrafos libertarem todo o seu potencial artístico, explorarem novas técnicas num ambiente inclusivo e acessível e aperfeiçoarem as suas habilidades com o apoio de formadores especializados na área, inteiramente disponíveis para compartilhar o seu know-how e ajudar os alunos a alcançar as suas ambições criativas.