Apaixonado pela fotografia de natureza há quase duas décadas, o X-Photographer Luís Afonso propõe-lhe um workshop onde a paisagem será o sujeito principal. Venha aprender os conceitos chave da técnica e da composição associadas à fotografia de paisagem natural. Saiba como expor as suas fotografias de paisagem corretamente, como usar filtros no terreno e como garantir que as suas fotografias ficam nítidas. Aprenda a fazer longas exposições e a registar imagens fortes e visualmente apelativas.
O material obrigatório inclui: câmara fotográfica, objetiva zoom (que cubra as distâncias 24-70mm), cartão de memória, tripé e pano de limpeza. Além disso, como material opcional, recomenda-se levar uma objetiva grande angular (16-40mm) e filtros de densidade neutra em gradiente.
O workshop é ideal para quem deseja aprender conceitos-chave da técnica e da composição associadas à fotografia de paisagem natural. Tanto iniciantes quanto fotógrafos com alguma experiência podem beneficiar das lições práticas e teóricas oferecidas.
Sim, o workshop inclui tanto sessão teórica quanto prática. Durante a manhã, serão abordados os conceitos teóricos essenciais, enquanto durante a tarde será realizada a parte prática na Praia de Miramar, onde os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos.
Sim, haverá a oportunidade de experimentar equipamentos Fujifilm X/GFX, mediante disponibilidade.
Nasceu em 1972 e reside atualmente em Lisboa. Formador desde 2010, já conduziu mais de uma centena de experiências fotográficas em Portugal e no estrangeiro. Presença regular, como orador, nos principais festivais de fotografia de natureza em Portugal, foi convidado, por diversas vezes, para ser júri nos mais prestigiados concursos nacionais de fotografia de natureza. Desde 2017 é diretor de Conteúdos do Festival de Fotografia de Paisagem de Manteigas – Imaginature.
Em 2006 decidiu concentrar-se apenas na fotografia de natureza, depois de uma década a experimentar vários estilos. Em 2017 lançou o seu primeiro livro dedicado ao concelho de Porto de Mós. O segundo, intitulado “Casa”, dedicado à fotografia de natureza mais íntima, foi lançado em outubro de 2020. Em 2023 publicou o terceiro livro, centrado nas orquídeas silvestres de Aire e Candeeiros. Publicou conteúdos na National Geographic, Visão, Wilder, Super Interessante, entre outras. Obteve vários primeiros prémios em concursos nacionais e o segundo prémio no Natural Landscape Photo Awards na categoria projeto.
Gosta de fotografar no seu país, em locais com os quais pode desenvolver uma relação de longa data, pois acredita que a fotografia de natureza pode e deve representar algo mais do que apenas “isto foi o que eu vi”.
A Academia Fujifilm será um espaço dedicado à formação de fotografia, onde serão disponibilizados cursos para iniciantes e/ou fotógrafos experientes, workshops, conversas e passeios fotográficos.
Quer seja um profissional experiente ou esteja apenas a começar a sua jornada fotográfica, este será um local para os fotógrafos libertarem todo o seu potencial artístico, explorarem novas técnicas num ambiente inclusivo e acessível e aperfeiçoarem as suas habilidades com o apoio de formadores especializados na área, inteiramente disponíveis para compartilhar o seu know-how e ajudar os alunos a alcançar as suas ambições criativas.